Protocolo Interno relativo ao surto de Coronavírus Covid-19

no 54 SANTA CATARINA APARTMENTS

ENQUADRAMENTO

Na sequência do Plano Nacional de Preparação e Resposta à Doença COVID-19 provocada pelo novo Coronavírus (SARS-CoV-2) e das orientações dadas pela Autoridade Turística de Portugal e pela Direção-Geral da Saúde (DGS) para mitigar a evolução epidemiológica, a AMGI adota o presente Protocolo Interno.

OBJETIVOS

  • instaurar um conjunto de normas de prevenção, controlo e vigilância à Doença COVID-19 a serem seguidas pelos colaboradores da AMGI
  • dar a conhecer aos clientes e fornecedores as normas de prevenção, controlo e vigilância à Doença COVID-19 aplicadas no estabelecimento
  • garantir a higienização total do estabelecimento

1. PROCEDIMENTOS DE PREVENÇÃO

Nas instalações

Sinalização e informação

  • A todos os Colaboradores da AMGI foi prestada informação e/ou formação específica sobre:
    • Protocolo interno relativo ao surto de coronavírus COVID-19
    • Como cumprir as precauções básicas de prevenção e controlo de infeção relativamente ao surto de coronavírus COVID-19, incluindo os seguintes procedimentos:
  • higienização das mãos: lavar as mãos frequentemente com água e sabão, durante pelo menos 20 segundos ou usar desinfetante para as mãos que tenha pelo menos 70º de álcool, cobrindo todas as superfícies das mãos e esfregando-as até ficarem secas
  • etiqueta respiratória: tossir ou espirrar para o antebraço fletido ou usar lenço de papel, que depois deve ser imediatamente deitado ao lixo; higienizar as mãos sempre após tossir ou espirrar e depois de se assoar; evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos
  • conduta social: alterar a frequência e a forma de contacto entre os trabalhadores e entre estes e os clientes, evitando (quando possível) o contacto próximo, apertos de mão, beijos, postos de trabalho partilhados, reuniões presenciais e partilha de comida, utensílios, copos e toalhas
  • Como cumprir a auto monitorização diária para avaliação da febre, verificação de tosse ou dificuldade em respirar
  • Como cumprir as orientações da Direção-Geral da Saúde para limpeza de superfícies e tratamento de roupa no estabelecimento
  • A todos os Clientes é disponibilizada por email e/ou por SMS ou no local informação específica sobre:
    • Protocolo interno relativo ao surto de coronavírus COVID-19 – disponível online no site do estabelecimento e através de QR codes colocados nas áreas comuns
    • Como cumprir as precauções básicas de prevenção e controlo de infeção relativamente ao surto de coronavírus COVID-19, nomeadamente conduta pessoal (higienização das mãos, etiqueta respiratória) e conduta social (uso de máscara nas áreas comuns e distância de 2 metros) – disponível no local através de cartazes afixados e por carta a ser lida e assinada pelo cliente (self check-in)
    • Cumprir a auto monitorização diária para avaliação da febre, verificação de tosse ou dificuldade em respirar – disponível no local através de cartazes afixados e por carta a ser lida e assinada pelo cliente (self check-in)
    • Como efectuar o self check-in e o self check-out (a chave de acesso ao apartamento é higienizada antes e após entrega) – ver Anexo I
  • A todos os Fornecedores foi disponibilizada informação específica sobre:
    • Protocolo interno relativo ao surto de coronavírus COVID-19 (por email)
    • Nas entregas de mercadoria, todo o material é deixado na zona delimitada para o efeito, devidamente assinalada (o material será recepcionado e transportado por um colaborador designado pela AMGI)
    • Apenas é permitida a entrada para recolha/entrega de roupa que funciona em regime de outsourcing (lavandaria externa), respeitanto as regras de higienização das mãos
    • A receção de faturas/guias é feita, sempre que possível, em formato eletrónico
    • As reuniões a ocorrer serão efectuadas por vídeo chamada
  • Lista de contactos: colaboradores e entidades oficiais
    • Inês Soares: 927 501 516
    • Rafaela Costa: 934 955 116
    • SNS24: 808 24 24 24
    • Autoridade de Saúde Local:218 424 800

Plano de higienização

O plano de higienização estabelecido pela AMGI – seguido pelas colaboradoras devidamente formadas para o efeito e verificado pela Responsável do sector da limpeza – obedece às seguintes normas:

  • Limpeza de superfícies de toque frequente com recurso a detergente desengordurante, seguido de desinfetante: 6 vezes ao dia (puxadores de portas e interruptores de luz); 4 vezes ao dia (lobby e recepção; os telefones, o teclado do pc e o terminal de multibanco são desinfectados com desinfectante de superfícies); 2 vezes ao dia (lavandaria e WC para uso exclusivo das colaboradoras)
  • Em mobiliário ou superfícies metálicas que não são compatíveis com a lixívia e para evitar a corrosão ou danificação, é usado desinfectante de superfícies do seguinte modo: é usado um desifectante em spray e é efectuada a desinfectação de cada superfície; depois de desinfectada, a superfície tem de secar ao ar, porque é necessário que a superfície fique molhada durante uns minutos para que a desinfecção seja eficaz
  • É dada primazia à limpeza húmida, tendo em conta os seguintes pressupostos: o balde e esfregona para o chão são limpos e desinfectados no final de cada utilização; são utilizados balde e esfregona distintos consoante o local de utilização (há um balde e esfregona para ser utilizado unicamente nas casas de banho, outro balde e esfregona para ser utilizado unicamente nas quartos/salas e outro balde e esfregona para ser utilizado unicamente nos espaços comuns)
  • A lavagem do chão é realizada 2 vezes ao dia (lobby e recepção, escadas, pisos, lavandaria e WC para uso das colaboradoras) com recurso a água quente e detergente, seguido da desinfeção com solução de lixívia (solução de hipoclorito de sódio com concentração de pelo menos 5% de cloro livre) diluída em água fria
  • Os apartamentos são submetidos a um período de descanso de 24h entre a última estadia e a entrada de um novo cliente
  • A equipa de limpeza assegura uma boa ventilação e circulação de ar durante e após os procedimentos de higienização
  • Os atos de limpeza dos apartamentos são efectuados em momentos distintos: 1º intervém a equipa responsável pela remoção de roupa; após um intervalo de 2h, intervém a equipa responsável por realizar a limpeza de pisos e superfícies e colocação de roupa.
  • Para remoção da roupa de cama e atoalhados foram estabelecidas pela AMGI as seguintes regras: não agitar a roupa de cama; retirá-la sem a sacudir, enrolando-a no sentido de dentro para fora, fazendo um “embrulho”; não encostar a roupa ao corpo; colocar a roupa num saco impermeável, fechá-lo bem e transportar imediatamente o saco para a lavandaria no piso térreo.
  • Para a limpeza dos apartamentos foram estabelecidas pela AMGI as seguintes regras: sentido de cima para baixo e de áreas mais limpas para as mais sujas pela seguinte ordem: paredes e teto, superfícies acima do chão (bancadas, cadeiras,…), equipamentos existentes, WC, chão. Estas regras são complementadas pelas Orientações 008/2020 e 014/2020 publicadas pela DGS (ver Anexos II e III)
  • Para a desinfeção comum de superfícies foram estabelecidas pela AMGI as seguintes regras: 1º lavar com água e detergente; 2º aplicar lixívia e deixar atuar 10min; 3º enxaguar apenas com água quente e deixar secar ao ar. Estas regras são complementadas pelas Orientações 008/2020 e 014/2020 publicadas pela DGS (ver Anexos II e III)
  • A limpeza é efectuada com panos distintos consoante as áreas a limpar, a saber: pano para limpeza dos lavatórios (cor rosa); pano para limpeza do exterior das sanitas (cor azul); o interior das sanitas é limpo com piaçaba
  • A loiça utilizada pelos clientes é lavada na máquina de lavar com detergente, a temperatura elevada (80-90ºC)
  • Os produtos de limpeza e desinfecção permanecem devidamente rotulados, fechados e conservados nas suas embalagens de origem, armazenados em local fechado e devidamente identificados
  • A equipa de limpeza assegura o cumprimento das indicações do fabricante e instruções nos rótulos e fichas técnicas
  • Após a higienização, a equipa de limpeza assegura a lavagem, desinfetacção e secagem de todos os utensílios e equipamentos de limpeza e desinfeção
  • A equipa de limpeza coloca as máscaras, luvas e lenços no lixo indiferenciado, nunca no ecoponto
  • A renovação de ar dos espaços é feita regularmente, com recurso à abertura das portas e janelas ou em caso de utilização de ar condicionado, este será programado para o modo de extração
  • A troca de lençóis só será efectuada 3h após a saída dos clientes do apartamento que não podem regressar ao mesmo antes da saída da equipa de limpeza. Devem ser seguidos os procedimentos para a remoção da roupa de cama e atoalhados.
  • A troca de toalhas é efectuada da seguinte forma:

– o saco com as novas roupas é deixado à porta do apartamento dos clientes

– os clientes deixam em sacos fechados as toalhas sujas, assim como o lixo à porta do apartamento

– os sacos são recolhidos e imediatamente colocados na lavandaria e no caixote do lixo, respectivamente

  • Os sacos de troca de toalhas devem incluir, além das tolhas limpas, papel higiénico e amenities, sacos de plástico para colocação da roupa suja e do lixo por parte dos clientes
  • Não serão efectuadas limpezas durante a estadia dos clientes.

Equipamentos de higienização

  • Estão disponíveis dispensadores de solução antissética de base alcoólica ou solução à base de álcool, distribuídos da seguinte forma: na entrada/saída do edifício, recepção e em cada andar/patamar do edifício, devidamente assinalados e acompanhados das normas de higienização de mãos preconizadas pela DGS
  • Está disponível sabão líquido para lavagem de mãos e toalhetes de papel no WC dos funcionários

PARA OS COLABORADORES

Formação

  • A todos os Colaboradores da AMGI foi prestada informação e/ou formação específica sobre:
  • Protocolo interno relativo ao surto de coronavírus COVID-19
  • Como cumprir as precauções básicas de prevenção e controlo de infeção relativamente ao surto de coronavírus COVID-19, incluindo os seguintes procedimentos:
  • higienização das mãos: lavar as mãos frequentemente com água e sabão, durante pelo menos 20 segundos ou usar desinfetante para as mãos que tenha pelo menos 70º de álcool, cobrindo todas as superfícies das mãos e esfregando-as até ficarem secas
  • etiqueta respiratória: tossir ou espirrar para o antebraço fletido ou usar lenço de papel, que depois deve ser imediatamente deitado ao lixo; higienizar as mãos sempre após tossir ou espirrar e depois de se assoar; evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos
  • conduta social: alterar a frequência e a forma de contacto entre os trabalhadores e entre estes e os clientes, evitando (quando possível) o contacto próximo, apertos de mão, beijos, postos de trabalho partilhados, reuniões presenciais e partilha de comida, utensílios, copos e toalhas
  • Como cumprir a auto monitorização diária para avaliação da febre, verificação de tosse ou dificuldade em respirar
  • Como cumprir as orientações da Direção-Geral da Saúde para limpeza de superfícies e tratamento de roupa no estabelecimento
  • As colaboradoras de limpeza da AMGI receberam formação sobre os produtos utilizados no estabelecimento (detergentes e desinfetantes), as precauções a ter com o seu manuseamento, diluição e aplicação em condições de segurança, como se proteger durante os procedimentos de limpeza dos espaços e como garantir uma boa ventilação dos mesmos durante a limpeza e desinfeção

Equipamento – Protecção Individual

  • As colaboradoras de limpeza, quer as encarregues do tratamento de roupa de cama quer as encarregues da limpeza dos quartos, utilizam os seguintes equipamentos de protecção: avental de plástico sobre a farda; máscara cirúrgica tipo I não reutilizável; óculos; luvas (descartáveis, de nitrilo); cobre-pés
  • Ao final do dia, a farda das colaboradoras é lavada em separado à máquina e a temperaturas elevadas (cerca de 60ºC)
  • Os profissionais de atendimento ao público utilizam os seguintes equipamentos de protecção: óculos; máscara reutilizável.

Designação dos responsáveis

  • Foram designadas pela AMGI 2 colaboradoras (a segunda actua na ausência da primeira) como responsáveis por:
  • Accionar os procedimentos de acordo com o presente Protocolo Interno complementado pelo Plano de Contingência da AMGI em caso de suspeita de infecção, quer seja um colaborador quer seja um cliente
  • Indicar por telefone a colaboradora que deverá acompanhar a pessoa com sintomas ao espaço de isolamento e prestar-lhe a assistência necessária, enquanto a Responsável contacta o serviço nacional de saúde
  • Gerir a equipa (cumprimento e monitorização do plano de higienização)

Conduta

  • Todas as colaboradoras da AMGI foram instruídas no sentido de efectuarem a auto monitorização diária para avaliação da febre, existência de tosse ou dificuldade em respirar
  • Comportamentos adoptados pelo staff da AMGI:
  • desinfectar as mãos à chegada, várias vezes ao dia e antes da saída
  • trocar de roupa e desinfectar o calçado na zona delimitada para o efeito (guardar a roupa, vestir a farda e calçar os sapatos usados apenas no estabelecimento)
  • não entrar e sair dos estabelecimentos com a farda
  • manter o cabelo apanhado
  • evitar o uso excessivo de adornos pessoais (pulseiras, fios, anéis, etc.)
  • manter a distância entre colaboradores e clientes e evitar contactos físicos, incluindo apertos de mão

Stock de materiais de limpeza/higienização e EPI’S

  • Produtos de limpeza: H10 (sanitários), H30 (vidros e superfícies), H40 (pavimentos) C70 (desengordurante)
  • Produtos desinfectantes: ECO-Z HIGISOL 70 (desinfectante de superfícies, equipamentos e desinfectante de mãos); OXICUAT equivalente a solução de lixívia (hipoclorito de sódio) com concentração original de 5% de cloro livre
  • sacos de plástico resistentes de 100L
  • equipamento de protecção individual em quantidade suficiente: avental de plástico; máscara cirúrgica tipo I não reutilizável; máscara reutilizável; óculos; luvas descartáveis; toucas; cobre-pés; fato completo impermeável

Escalas / Turnos

  • As pausas/horários de refeições das colaboradoras são desfazados

PARA OS CLIENTES

Equipamento – Protecção Individual

  • Todos os clientes têm de usar máscara nas instalações do estabelecimento que é colocada à sua disposição, caso necessitem

2. PROCEDIMENTOS EM CASO DE SUSPEITA DE INFEÇÃO

PLANO DE ATUAÇÃO

  • A pessoa responsável irá designar por telefone a colaboradora que terá de acompanhar o suspeito de infeção (cliente ou trabalhador) ao espaço de isolamento e prestar-lhe a assistência necessária, enquanto a responsável informa o empregador por telefone a alertar para a situação e, de seguida, contacta a linha de saúde 24 (SNS 808 24 24 24)
  • A pessoa responsável irá coordenar o reforço da limpeza e desinfeção sempre que haja doentes suspeitos de infeção, em especial nas superfícies frequentemente manuseadas e mais utilizadas pelo mesmo, conforme indicações da DGS
  • O espaço de isolamento (apartamento onde o cliente está hospedado, ficando este no quarto e restantes hóspedes que o acompanham na sala, sendo necessária a desinfecção do WC, após a sua utilização; se for um estúdio, manter a distância de 2 metros; no caso de ser um trabalhador, existe um apartamento definido para o efeito) destinado a pessoas que possam ser detetadas como casos suspeitos ou confirmados de COVID-19 dispõe das seguintes condições: ventilação natural; revestimentos lisos e laváveis (não possui cortinados nem tapete); casa de banho; toalhetes de papel; máscaras cirúrgicas, gel desinfectante e luvas descartáveis; termómetro (folha de registo e caneta); contentor de resíduos (de pedal e com saco de plástico); sacos de resíduos; sacos de recolha para roupa usada; stock de materiais de limpeza; kit com água e alguns alimentos não perecíveis
  • O circuito a percorrer para o espaço de isolamento será feito em coordenação com a equipa de recepção para que seja o mais breve possível, evitando o cruzamento de pessoas
  • A AMGI não tem o dever legal de prolongar ou oferecer a estadia ao hóspede que venha a ser confirmado como infectado pela Covid-19 pelas autoridades de Saúde.

DESCONTAMINAÇÃO DO LOCAL DE ISOLAMENTO

  • A descontaminação da área de isolamento, conforme indicações da Direção-Geral da Saúde, é efectuada da seguinte forma: 1º preparar a solução de lixívia (hipoclorito de sódio); 2º lavar primeiro as superfícies com água e detergente, depois espalhar uniformemente a solução de lixívia nas superfícies e deixar atuar durante, pelo menos, 10 minutos; 3º enxaguar apenas com água quente e deixar secar ao ar
  • O armazenamento dos resíduos produzidos pelos doentes suspeitos de infeção é colocado em saco de plástico que, após fechado, deve ser colocado dentro de outro saco de plástico e, por fim, colocado no lixo indeferenciado. Nota: não só o lixo da sala de isolamento, mas todo e qualquer resíduo, por ex., garrafas de plástico, deve obedecer a este procedimento.

Anexo I

Procedimentos self check-in

– enviar sms/whatsapp ao cliente no dia anterior ao self check-in com as seguintes informações:

instruções para efectuar o self check-in

como chegar aos apartamentos a partir do aeroporto, seja através de transportes públicos ou de carro

disponibilização de um kit composto por 2 máscaras, 2 frascos de gel desinfectante e 2 pares de luvas que pode ser adquirido, bastando solicitá-lo por email our por SMS/whatsapp. Nota: o kit é colocado no apartamento após a limpeza/desinfecção ou à porta do APT, caso seja solicitado durante a estadia

acesso a vídeo explicativo sobre as normas de prevenção face à Covid-19 (uso obrigatório de máscara e desinfecção regular das mãos), os serviços disponíveis, funcionalidades do apartamento e informações sobre a cidade Lisboa

– colocar a chave depois de programada no respectivo cofre (instruir o cliente da necessidade de desinfectar as mãos antes de abrir o cofre)

– colocar no apartamento a Carta de Boas-vindas e o Resgistration Card, indicando o valor da taxa turística a ser pago. Na Carta de Boas-vindas, os clientes serão informados do seguinte:

  1. Só haverá trocas de lençóis em estadias superiores a 5 noites. A troca de lençóis só será efectuada 3h após a saída do cliente do apartamento que não pode regressar ao mesmo antes da saída da equipa de limpeza.
  2. A troca de toalhas é efectuada a cada 2 dias da seguinte forma:

– o saco com as novas roupas é deixado à porta;

– dentro do saco encontrará vários sacos de plástico: num deverá colocar as toalhas sujas e fechá-lo antes de o colocar à porta; noutro deverá colocar o saco de lixo fechado que, por sua vez, deve ser também fechado antes de ser colocado à porta; o lixo para reciclagem segue o mesmo procedimento;

– os sacos serão recolhidos pela nossa equipa de limpeza.

3.Não serão efectuadas limpezas.

– fazer follow up do check-in no dia seguinte, enviando sms/whatsapp ao cliente

– enviar sms/whatsapp ao cliente no dia anterior ao self check-out a dar as instruções para efectuar o self check-out (deixar a chave no apartamento e caso necessite, solicitar à recepção a marcação de transporte para o aeroporto)

Anexo II

Orientação nº 008/2020Limpeza e Desinfeção de Superfícies:

Se há presença de sangue, secreções respiratórias ou outros líquidos orgânicos, absorver os líquidos com papel absorvente; aplicar a lixívia diluída em água na proporção de uma medida de lixívia, para 9 medidas iguais de água; deixar atuar durante 10 minutos; passar o local com água e detergente; enxaguar só com água quente e deixar secar ao ar; usar máscara na diluição e aplicação da lixívia; abrir as janelas para ventilação do espaço;

Para a desinfeção comum de superfícies: lavar primeiro com água e detergente; aplicar a lixívia diluída em água na seguinte proporção: uma medida de lixívia em 49 medidas iguais de água; deixar atuar a lixívia durante 10 minutos; enxaguar apenas com água quente e deixar secar ao ar;

As instalações sanitárias devem ser lavadas e desinfetadas com um produto de limpeza misto que contenha em simultâneo detergente e desinfetante na composição, por ser de mais fácil e rápida aplicação e ação;

Também o mobiliário e alguns equipamentos poderão ser desinfetados após a limpeza, com toalhetes humedecidos em desinfetante ou em álcool a 70º;

Limpar primeiro o mobiliário do quarto;

Se houver kitchenette, lavar as louças na máquina a temperatura elevada; limpar e desinfetar armários, bancadas, mesa e cadeiras, não esquecendo de desinfetar os puxadores dos armários e das portas; de seguida, limpar e desinfetar a torneira, o lavatório e o ralo.

Limpar paredes até à altura do braço.

Retirar os cortinados e enviar para lavar, incluindo o cortinado da casa de banho;

Limpar o mobiliário;

Lavar a casa de banho, começando pelas torneiras, lavatórios e ralos destes, passar depois ao mobiliário, de seguida a banheira ou chuveiro, sanita e bidé;

O mesmo procedimento repete-se para o chuveiro, não esquecendo de limpar bem o chuveiro, desenroscar a cabeça do mesmo e lavar e desinfetar;

Sanita: aplicar o produto que tem a função de detergente e desinfetante em simultâneo, no interior e exterior da sanita; deixar atuar o produto durante 10 minutos para que faça o efeito desejado, esfregar bem por dentro com o piaçaba, descarregar a água com o piaçaba ainda dentro da sanita para que este também fique limpo; pôr o piaçaba a escorrer; lavar e desinfetar o suporte do piaçaba;

Com outro pano limpo de uso único, lavar a parte externa da sanita, começando pelo tampo (o menos sujo), seguindo-se a parte de cima da sanita e todas as partes exteriores com o mesmo detergente/desinfetante; passar depois só com água quente e deixar secar.

Por fim, lavar o chão das instalações.

Abrir as janelas da área e deixar secar ao ar

Anexo III

Orientação nº 014/2020Limpeza e desinfeção das superfícies de áreas comuns

Na limpeza e desinfeção das superfícies de áreas comuns deve seguir as seguintes indicações:

Preparar a solução de lixívia (hipoclorito de sódio) com concentração original de 5% ou mais de cloro livre. A lixívia deve ser diluída na altura de utilizar. A solução diluída deve ser a 0,1%, na proporção de 1 parte de lixívia para 99 partes iguais de água

Lavar primeiro as superfícies com água e detergente.

Em seguida, espalhar uniformemente a solução de lixívia nas superfícies.

Deixar atuar a lixívia nas superfícies durante pelo menos 10 minutos – ler as instruções do fabricante/fornecedor. Essa etapa é fundamental.

De seguida enxaguar as superfícies só com água quente.

Deixar secar ao ar.

4.1. Instalações sanitárias

Utilizar panos diferentes para os lavatórios e as áreas à volta destes e para o exterior das sanitas.

Seguir a sequência:

Iniciar a limpeza pelos lavatórios (1.º as torneiras e só depois o lavatório) e superfícies à volta destes;

Limpar as sanitas;

Limpar o chão.

Limpeza da sanita:

Parte interior: limpar o interior da sanita apenas com o piaçaba:

Se houver urina ou fezes, descarregar primeiro o autoclismo;

Não deitar lixívia ou produto com amoníaco sobre a urina, porque provoca uma reação gasosa nociva para a saúde;

Aplicar o produto detergente com base desinfetante; deixar atuar durante pelo menos 5 minutos;

Esfregar bem por dentro com o piaçaba;

Puxar o autoclismo com o piaçaba ainda dentro da sanita para que este também fique limpo; Volte a puxar a água.

Parte exterior da sanita:

Espalhar o detergente/desinfetante na parte de cima da sanita e sobre os tampos;

Esfregar com o pano: primeiro os tampos e só depois, a parte exterior da sanita (em cima e nos lados);

Passar com pano só com água;

Deixar secar ao ar;

Limpar e desinfetar bem o botão do autoclismo. Pode desinfetar também com álcool a 70º-80º.

No final da limpeza, deve voltar a passar um pano humedecido em desinfetante em todas as torneiras.

Não esquecer de limpar frequentemente as maçanetas das portas das casas de banho.

54 SÃO PAULO

Rua da Boavista, 47

1200-066 Lisboa

+351 962 737 890

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