A uma distância de cerca de 10 km de Peniche, o Arquipélago das Berlengas é um refúgio natural mantido em estado praticamente preservado. Constituída por três grupos de pequenas ilhas – Estelas, Farilhões e Berlenga – a zona mantém extensa vegetação rasteira, incluindo espécies únicas como a Armeria berlegensis e a Herniaria berlengiana, cujos nomes indicam a sua origem.

Muitas espécies de aves encontram aqui um refúgio ideal para se nidificar ou como ponto de paragem nas suas rotas de migração. De longe, a presença mais aparente é a das gaivotas, que podem ser vistas em todos os lugares. Também podem ser vistas espécies ameaçadas de extinção, como o papagaio-do-mar, que se assemelha a um pequeno pinguim e foi escolhido como símbolo de Reserva Natural. A área protegida cobre uma importante reserva marinha de 985 hectares, com uma gama altamente diversificada de vida animal.

A Berlenga, a maior ilha, é a única com habitantes durante todo o ano, limitada às pessoas necessárias aos serviços indispensáveis – exploração do farol e vigilância da Reserva Natural, vivendo assim em isolamento absoluto. Entre maio e outubro existe transporte marítimo diário a partir de Peniche. Podem também ser alugadas pequenas embarcações no Porto de Peniche para fazer a viagem.

A Berlenga é o local ideal para quem procura tranquilidade, visto que a ilha só pode ser visitada por um máximo de 350 pessoas de cada vez. Para conhecer melhor a ilha, pode seguir os passeios pedestres que o levarão às grutas, à Fortaleza de São João Baptista ou simplesmente encontrar excelentes recantos para se maravilhar com as paisagens espectaculares.

Reservar