Protocolo Interno relativo ao surto de Coronavírus Covid-19
na CAMPERS ON WAY

ENQUADRAMENTO

Na sequência do Plano Nacional de Preparação e Resposta à Doença COVID-19 provocada pelo novo Coronavírus (SARS-CoV-2) e das orientações dadas pela Autoridade Turística de Portugal e pela Direção-Geral da Saúde (DGS) para mitigar a evolução epidemiológica, a AMGI CAMPERS adota o presente Protocolo Interno.

OBJETIVOS

  • Instaurar um conjunto de normas de prevenção, controlo e vigilância à Doença COVID-19 a serem seguidas pelos colaboradores da AMGI CAMPERS
  • Dar a conhecer aos clientes e fornecedores as normas de prevenção, controlo e vigilância à Doença COVID-19 aplicadas no estabelecimento
  • Garantir a higienização total do estabelecimento

1. PROCEDIMENTOS DE PREVENÇÃO

Nas Instalações

Sinalização e Informação

  • A todos os Colaboradores da AMGI CAMPERS foi prestada informação e/ou formação específica sobre:
    • Protocolo interno relativo ao surto de coronavírus COVID-19
    • Como cumprir a auto monitorização diária para avaliação da febre, verificação de tosse ou dificuldade em respirar
    • Como cumprir as orientações da Direção-Geral da Saúde para limpeza de superfícies e tratamento de roupa no estabelecimento
    • Como cumprir as precauções básicas de prevenção e controlo de infeção relativamente ao surto de coronavírus COVID-19, incluindo os seguintes procedimentos:
      • Higienização das mãos: lavar as mãos frequentemente com água e sabão, durante pelo menos 20 segundos ou usar desinfetante para as mãos que tenha pelo menos 70º de álcool, cobrindo todas as superfícies das mãos e esfregando-as até ficarem secas
      • Etiqueta respiratória: tossir ou espirrar para o antebraço fletido ou usar lenço de papel, que depois deve ser imediatamente deitado ao lixo; higienizar as mãos sempre após tossir ou espirrar e depois de se assoar; evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos
      • Conduta social: alterar a frequência e a forma de contacto entre os trabalhadores e entre estes e os clientes, evitando (quando possível) o contacto próximo, apertos de mão, beijos, postos de trabalho partilhados, reuniões presenciais e partilha de comida, utensílios, copos e toalhas
  • A todos os Clientes é disponibilizada por email e/ou por SMS ou no local informação específica sobre:
    • Protocolo interno relativo ao surto de coronavírus COVID-19 – disponível online no site do estabelecimento
    • Como cumprir as precauções básicas de prevenção e controlo de infeção relativamente ao surto de coronavírus COVID-19, nomeadamente conduta pessoal (higienização das mãos, etiqueta respiratória) e conduta social (uso de máscara nas áreas comuns e distância de 2 metros) – disponível online no site do estabelecimento e no local
    • Cumprir a auto monitorização diária para avaliação da febre, verificação de tosse ou dificuldade em respirar – disponível no local através de cartazes afixados
    • O cliente é informado no local dos procedimentos de segurança Clean & Safe
    • O cliente é sensibilizado no local para a boa utilização da autocaravana de acordo com os procedimentos Clean & Safe, incluindo o uso regular de álcool gel para a desinfecção das mãos e a renovação de ar dentro da autocaravana pela abertura das janelas
    • Check-in da autocaravana (quando é levantada pelo cliente): entrega da autocaravana higienizada
    • Check-out da autocaravana (quando é entregue pelo cliente): verificação do estado da autocaravana pelo staff da AMGI CAMPERS
  • A todos os Fornecedores foi disponibilizada informação específica sobre:
    • Protocolo interno relativo ao surto de coronavírus COVID-19 (por email)
    • Nas entregas de mercadoria, todo o material é deixado na zona delimitada para o efeito, devidamente assinalada (o material será recepcionado e transportado por um colaborador designado pela AMGI CAMPERS)
    • A receção de faturas/guias é feita, sempre que possível, em formato eletrónico
    • As reuniões a ocorrer serão efectuadas por vídeo chamada
  • Lista de Contactos: Colaboradores e Entidades Oficiais
    • Ricardo Amaral: 937 312 818
    • Ana Bento: 967 672 698
    • Inês Soares: 927 672 698
    • SNS24: 808 242 424
    • Autoridade de Saúde Local: 218 424 800

PLANO DE HIGIENIZAÇÃO

O plano de higienização estabelecido pela AMGI CAMPERS para limpeza do escritório – seguido pelas colaboradoras devidamente formadas para o efeito e verificado pela Responsável do sector da limpeza – obedece às seguintes normas:

Escritório

  • Limpeza de superfícies de toque frequente com recurso a detergente, seguido de desinfetante: 4 vezes ao dia (puxadores de portas e interruptores de luz); após cada utilização (portátil e terminal de multibanco é desinfectado com desinfectante)
  • A lavagem do chão do escritório é realizada 2 vezes ao dia com recurso a água quente e detergente, seguido da desinfeção com solução de lixívia (solução de hipoclorito de sódio com concentração de pelo menos 5% de cloro livre) diluída em água

O plano de higienização estabelecido pela AMGI CAMPERS para limpeza das autocaravanas – seguido pelas colaboradoras devidamente formadas para o efeito e verificado pela Responsável do sector da limpeza – tendo por base a Orientação para Higienização de Veículos preconizada pela ARAC, obedece às seguintes normas:

Autocaravanas

  • A equipa de limpeza assegura uma boa ventilação e circulação de ar antes, durante e após os procedimentos de higienização
  • A funcionária que efetuar a higienização da autocaravana está equipada com máscara cirúrgica, luvas e avental por cima da roupa
  • As mãos são lavadas antes da colocação e após retirar as luvas
  • A higienização da autocaravana é efetuada, sempre que possível, na posição final da mesma (local onde ocorre a entrega ao cliente) para diminuir o risco de contaminação e propagação do SARS-Cov2. Assim, o primeiro contacto com a autocaravana é efetuado pelo cliente
  • Após a limpeza e desinfeção da autocaravana, fica interdita a entrada de qualquer pessoa que não seja o cliente, exceto quando a autocaravana deva ser entregue fora das instalações da AMGI CAMPERS
  • Em caso de necessidade de entrada ou utilização de veículo sinalizado como higienizado, a autocaravana deve ser novamente limpa, desinfetada e identificada como higienizada
  • O método de limpeza utilizado na autocaravana é o manual/clássico, da seguinte forma: limpeza – recorrendo a pano de microfibras humedecido em água e detergente; desinfecção – recorrendo a pano de microfibras humedecido em produto desifectante ou Solução de Isopropanol para remoção de vírus, bactérias e fungos, o qual deverá ser eficaz na eliminação do vírus COVID-19. Após a aplicação do desinfectante, deixa-se secar ao ar
  • Todas as superfícies das autocaravanas, cujo contacto com o condutor e/ou passageiros seja previsível, são limpas com o produto desinfetante anteriormente indicado, com especial atenção às seguintes áreas:
    • Volante, incluindo todos os comandos e funcionalidades aí presentes (ex: buzina, manípulo do limpa pára-brisas, manípulo de ativação e desativação dos faróis do veículo, etc.);
    • Manete/manípulo das mudanças;
    • Puxadores, exteriores e interiores, de todas as portas, incluindo puxador de abertura do porta bagagens;
    • Painel de instrumentos do veículo, incluindo botões de controlo da função de climatização, rádio, leitor de CDs, “4 piscas”, GPS, etc.;
    • Retrovisor interior;
    • Todos os botões de controlo dos vidros elétricos;
    • Botões de controlo dos retrovisores laterais;
    • Travão de estacionamento (“travão de mão”);
    • Todos os cintos de segurança do veículo e “botões” dos bloqueadores dos cintos de segurança;
    • Porta luvas, incluindo puxador de abertura;
    • Botões de ligar/desligar as luzes interiores;
    • Tampa de abertura do depósito de combustível e a tampa do depósito de águas limpas e sujas;
    • Ajustador dos bancos dos veículos (ajustador de altura, ajustador do encosto para as costas, ajustador do encosto para o pescoço, ajustador da distância aos pedais do veículo);
    • Chaves do veículo;
    • Todos os extras que forem utilizados (assento elevatório, barbecue, bodyboard, cadeira de criança, cadeira de campismo, cadeiras, coluna Bluetooth, correntes de neve, fato de surf, inversor de potência, mesa, parasol, prancha de surf, saco-cama, suporte para telemóvel, tenda, Wi-Fi) são higienizados.
  • Para a limpeza das autocaravanas foram estabelecidas pela AMGI CAMPERS as seguintes regras: antes da limpeza, procede-se à remoção de lixo e quaisquer objetos que estejam no interior do veículo; a limpeza é efectuada de sentido de cima para baixo e de áreas mais limpas para as mais sujas pela seguinte ordem: janelas/vidros, superfícies acima do chão (armários, bancada de kitchenette, assentos,…), equipamentos existentes, WC, chão. Estas regras são complementadas pelas Orientações 008/2020 e 014/2020 publicadas pela DGS (ver Anexos I e II)
  • Os atos de limpeza das autocaravanas são efectuados em momentos distintos: num 1º momento procede-se à remoção de roupa, lixo e objectos deixados pelo cliente; depois de devidamente arejada, procede-se à limpeza; por fim, procede-se à desinfecção da autocaravana com produto desinfectante, pulverizando toda a autocaravana.
  • Para remoção da roupa de cama e toalhas foram estabelecidas pela AMGI CAMPERS as seguintes regras: não agitar a roupa de cama; retirá-la sem a sacudir, enrolando-a no sentido de dentro para fora, fazendo um “embrulho”; não encostar a roupa ao corpo; colocar a roupa num saco impermeável, fechá-lo bem para ser transportado para o local onde será lavada a roupa. Depois de lavada e seca é colocada num saco que é selado e aberto apenas pelo cliente. As almofadas e os edredons são pulverizados com produto desinfectante
  • É dada primazia à limpeza húmida, tendo em conta que o balde e esfregona são limpos e desinfectados no final de cada utilização
  • A limpeza é efectuada com panos distintos consoante as áreas a limpar, a saber: pano para limpeza dos lavatórios (cor rosa); pano para limpeza do exterior das sanitas (cor azul); o interior da sanita é limpo recurso a água quente e detergente, seguido da desinfeção com solução de lixívia (solução de hipoclorito de sódio com concentração de pelo menos 5% de cloro livre) diluída em água
  • Após a higienização das autocaravanas, a funcionária assegura a lavagem, desinfecção e secagem de todos os utensílios e equipamentos de limpeza e desinfecção

Stock de Materiais de Limpeza/Higienização e EPI’S

  • Produtos de limpeza: H40 (pavimentos) C70 (desengordurante)
  • Produtos desinfectantes: ECO-Z HIGISOL 70 (desinfectante de superfícies, equipamentos e desinfectante de mãos); OXICUAT equivalente a solução de lixívia (hipoclorito de sódio) com concentração original de 5% de cloro livre
  • sacos de plástico resistentes de 100L
  • equipamento de protecção individual em quantidade suficiente: avental de plástico; máscara cirúrgica tipo I não reutilizável; luvas descartáveis.

PARA OS COLABORADORES

Formação

  • A todos os Colaboradores da AMGI CAMPERS foi prestada informação e/ou formação específica sobre:
    • Protocolo interno relativo ao surto de coronavírus COVID-19
    • Como cumprir a auto monitorização diária para avaliação da febre, verificação de tosse ou dificuldade em respirar
    • Como cumprir as orientações da Direção-Geral da Saúde para limpeza de superfícies e tratamento de roupa no estabelecimento
    • Como cumprir as precauções básicas de prevenção e controlo de infeção relativamente ao surto de coronavírus COVID-19, incluindo os seguintes procedimentos:
      • Higienização das mãos: lavar as mãos frequentemente com água e sabão, durante pelo menos 20 segundos ou usar desinfetante para as mãos que tenha pelo menos 70º de álcool, cobrindo todas as superfícies das mãos e esfregando-as até ficarem secas
      • Etiqueta respiratória: tossir ou espirrar para o antebraço fletido ou usar lenço de papel, que depois deve ser imediatamente deitado ao lixo; higienizar as mãos sempre após tossir ou espirrar e depois de se assoar; evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos
      • Conduta social: alterar a frequência e a forma de contacto entre os trabalhadores e entre estes e os clientes, evitando (quando possível) o contacto próximo, apertos de mão, beijos, postos de trabalho partilhados, reuniões presenciais e partilha de comida, utensílios, copos e toalhas
    • As colaboradoras de limpeza da AMGI CAMPERS receberam formação sobre os produtos utilizados (detergentes e desinfetantes), as precauções a ter com o seu manuseamento, diluição e aplicação em condições de segurança, como se proteger durante os procedimentos de limpeza e como garantir uma boa ventilação durante a limpeza e desinfecção

Equipamento de Protecção Individual

  • As colaboradoras de limpeza utilizam os seguintes equipamentos de protecção: avental de plástico sobre a roupa; máscara cirúrgica tipo I não reutilizável; luvas descartáveis
  • Ao final do dia, a roupa das colaboradoras é retirada com cuidado de forma a evitar sacudir, é acondicionada num saco fechado e posteriormente lavada em separado à máquina a temperatura elevada (cerca de 60ºC)
  • Os profissionais de atendimento ao cliente utilizam os seguintes equipamentos de protecção: máscara e luvas

Designação dos Responsáveis

  • Foram designadas pela AMGI CAMPERS 2 colaboradoras (a segunda actua na ausência da primeira) como responsáveis por:
    • Accionar os procedimentos de acordo com o presente Protocolo Interno complementado pelo Plano de Contingência da AMGI CAMPERS em caso de suspeita de infecção, quer seja um colaborador quer seja um cliente
    • Indicar por telefone a colaboradora que deverá acompanhar a pessoa com sintomas ao espaço de isolamento e prestar-lhe a assistência necessária, enquanto a Responsável contacta o serviço nacional de saúde
    • Gerir a equipa (cumprimento e monitorização do plano de higienização)

Conduta

  • Todas as colaboradoras da AMGI CAMPERS foram instruídas no sentido de efectuarem a auto monitorização diária para avaliação da febre, existência de tosse ou dificuldade em respirar

Comportamentos Adoptados pelo Staff da AMGI CAMPERS:

  • Desinfectar as mãos à chegada, várias vezes ao dia e antes da saída
  • Trocar de roupa e desinfectar o calçado (guardar a roupa que traz de casa, vestir roupa de limpeza)
  • Manter o cabelo apanhado
  • Evitar o uso excessivo de adornos pessoais (pulseiras, fios, anéis, etc.)
  • Manter a distância entre colaboradores e clientes e evitar contactos físicos, incluindo apertos de mão

PARA OS CLIENTES

Equipamento – Protecção Individual

  • Todos os clientes têm de usar máscara que é colocada à sua disposição, caso necessitem

2. PROCEDIMENTOS EM CASO DE SUSPEITA DE INFEÇÃO

PLANO DE ATUAÇÃO

  • A pessoa responsável irá designar por telefone a colaboradora que terá de acompanhar o suspeito de infeção (cliente ou trabalhador) ao espaço de isolamento e prestar-lhe a assistência necessária, enquanto a responsável informa o empregador por telefone a alertar para a situação e, de seguida, contacta a linha de saúde 24 (SNS 808 24 24 24)
  • Caso esteja em viagem, o cliente deverá procurar assistência médica no hospital mais próximo. Enquanto isso, deverá permanecer na autocaravana que servirá como Área de Isolamento
  • A pessoa responsável irá coordenar o reforço da limpeza e desinfeção sempre que haja doentes suspeitos de infeção, em especial nas superfícies frequentemente manuseadas e mais utilizadas pelo mesmo, conforme indicações da DGS
  • A Área de Isolamento (autocaravana que o cliente alugou; no caso de ser um trabalhador, escritório) destinado a pessoas que possam ser detetadas como casos suspeitos ou confirmados de COVID-19 dispõe das seguintes condições: ventilação natural; revestimentos lisos e laváveis (não possui cortinados nem tapete); máscaras cirúrgicas, gel desinfectante e luvas descartáveis; termómetro (folha de registo e caneta); contentor de resíduos (de pedal e com saco de plástico); sacos de resíduos; sacos de recolha para roupa usada; stock de materiais de limpeza; kit com água e alguns alimentos não perecíveis
  • A AMGI CAMPERS não tem o dever legal de prolongar ou oferecer o aluguer da autocaravana ao cliente que venha a ser confirmado como infectado pela Covid-19 pelas autoridades de Saúde. O cliente tem de informar o staff da CAMPERS ON WAY, em caso de validação para a doença Covid-19 para que seja accionada a descontaminação da autocaravana

DESCONTAMINAÇÃO DO LOCAL DE ISOLAMENTO

  • A descontaminação da Área de Isolamento, conforme indicações da Direção-Geral da Saúde, é efectuada da seguinte forma: 1º preparar a solução de lixívia (hipoclorito de sódio) (1 parte de lixívia para 49 partes de água); 2º lavar primeiro as superfícies com água e detergente, depois espalhar uniformemente a solução de lixívia nas superfícies e deixar atuar durante, pelo menos, 10 minutos; 3º enxaguar apenas com água quente e deixar secar ao ar
  • O armazenamento dos resíduos produzidos pelos doentes suspeitos de infeção é colocado em saco de plástico que, após fechado, deve ser colocado dentro de outro saco de plástico e, por fim, colocado no lixo indeferenciado. Nota: não só o lixo da sala de isolamento, mas todo e qualquer resíduo, por ex., garrafas de plástico, deve obedecer a este procedimento

Anexo I

Orientação nº 008/2020 – Limpeza e Desinfeção de Superfícies:

  • Se há presença de sangue, secreções respiratórias ou outros líquidos orgânicos, absorver os líquidos com papel absorvente; aplicar a lixívia diluída em água na proporção de uma medida de lixívia, para 9 medidas iguais de água; deixar atuar durante 10 minutos; passar o local com água e detergente; enxaguar só com água quente e deixar secar ao ar; usar máscara na diluição e aplicação da lixívia; abrir as janelas para ventilação do espaço
  • Para a desinfeção comum de superfícies: lavar primeiro com água e detergente; aplicar a lixívia diluída em água na seguinte proporção: uma medida de lixívia em 49 medidas iguais de água; deixar atuar a lixívia durante 10 minutos; enxaguar apenas com água quente e deixar secar ao ar
  • As instalações sanitárias devem ser lavadas e desinfetadas com um produto de limpeza misto que contenha em simultâneo detergente e desinfetante na composição, por ser de mais fácil e rápida aplicação e ação
  • Também o mobiliário e alguns equipamentos poderão ser desinfetados após a limpeza, com toalhetes humedecidos em desinfetante ou em álcool a 70º
  • Se houver kitchenette, limpar e desinfetar armários, bancadas, mesa e cadeiras, não esquecendo de desinfetar os puxadores dos armários e das portas; de seguida, limpar e desinfetar a torneira, o lavatório e o ralo
  • Lavar a casa de banho, começando pelas torneiras, lavatórios e ralos destes, passar depois ao mobiliário, de seguida a banheira ou chuveiro, sanita
  • O mesmo procedimento repete-se para o chuveiro, não esquecendo de limpar bem o chuveiro, desenroscar a cabeça do mesmo e lavar e desinfetar
  • Sanita: aplicar o produto que tem a função de detergente e desinfetante em simultâneo, no interior e exterior da sanita; deixar atuar o produto durante 10 minutos para que faça o efeito desejado, esfregar bem por dentro com o piaçaba, descarregar a água com o piaçaba ainda dentro da sanita para que este também fique limpo; pôr o piaçaba a escorrer; lavar e desinfetar o suporte do piaçaba
  • Com outro pano limpo, lavar a parte externa da sanita, começando pelo tampo (o menos sujo), seguindo-se a parte de cima da sanita e todas as partes exteriores com o mesmo detergente/desinfetante; passar depois só com água quente e deixar secar
  • Por fim, lavar o chão
  • Abrir as janelas da área e deixar secar ao ar

Anexo II

Orientação nº 014/2020 – Limpeza e Desinfeção das Superfícies de Áreas Comuns

Na limpeza e desinfeção das superfícies de áreas comuns deve seguir as seguintes indicações:

  • Preparar a solução de lixívia (hipoclorito de sódio) com concentração original de 5% ou mais de cloro livre. A lixívia deve ser diluída na altura de utilizar. A solução diluída deve ser a 0,1%, na proporção de 1 parte de lixívia para 99 partes iguais de água
  • Lavar primeiro as superfícies com água e detergente
  • Em seguida, espalhar uniformemente a solução de lixívia nas superfícies
  • Deixar atuar a lixívia nas superfícies durante pelo menos 10 minutos – ler as instruções do fabricante/fornecedor. Essa etapa é fundamental
  • De seguida enxaguar as superfícies só com água quente
  • Deixar secar ao ar
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