Esta cidade secular está historicamente associada aos Descobrimentos Portugueses, sendo hoje um dos mais atrativos centros turísticos do Algarve, com praias e património cultural de exceção, assim como uma vida noturna de grande dinamismo.

O centro histórico é praticamente todo pedonal, proporcionando uma vasta oferta de lojas, restaurantes, bares e cafés.

Alguns dos principais monumentos, como o Castelo dos Governadores,  as Muralhas da cidade e o Forte da Ponta da Bandeira oferecem belos panoramas sobre o casario e o mar.

O espaço onde se realizava o mais antigo mercado de escravos da Europa, foi transformado em centro cultural com exposições e venda de artesanato.

O peixe e o marisco são os ingredientes principais da cozinha da região. Os doces são outro ponto alto, destacando-se os dom-rodrigos, receita das freiras do Convento de Nossa Senhora do Carmo.

As praias são das mais bonitas do Algarve, tantas vezes distinguidas por entidades e revistas internacionais.

Para leste fica a Meia Praia, um longo areal com cerca de cinco quilómetros que termina na Ria do Alvor.

Para o outro lado sucedem-se areais mais pequenos banhados por águas transparentes, a que os rochedos esculpidos pela erosão acrescentam uma beleza deslumbrante. São assim as praias da Batata, Pinhão, Dona Ana e Camilo, com acesso a partir do centro da cidade.

A Ponta da Piedade, o ex-libris da região, é uma formação rochosa impressionante com formas recortadas e grutas escavadas que poderá ser melhor apreciada num passeio de barco. 

Canavial, Porto de Mós e Praia da Luz completam esta oferta, que ainda inclui muitas conchas de areia de acesso difícil, algumas apenas alcançáveis por mar. Pequenos paraísos à espera de serem descobertos.

Reservar