Ao longo de 60 quilômetros, entre os municípios de Loulé e Cacela Velha, já quase na fronteira com a vizinha Espanha, a beira-mar desenha um complexo de lagunas e rios que forma uma paisagem única.

Trata-se do Parque Natural da Ria Formosa, eleito recentemente uma das sete maravilhas naturais de Portugal, ecossistema que ocupa uma área de mais de 18 mil hectares.

Separada do mar por um cordão de ilhas-barreira, a ria é alimentada, em água doce, por pequenos cursos de água com regime sazonal. Ilhas e ilhotas de areia que se estendem até onde a vista alcança.

Este parque natural tem diversos habitat- dunas, sapais, áreas de pinhal e zonas agrícolas – sendo uma importante área em termos de aves, funcionando ainda a zona lagunar como viveiro para algumas espécies marinhas.

Muitas espécies de aves aquáticas migratórias do norte da Europa passam aqui o inverno ou usam a ria como escala rumo a sul. Um universo de pássaros que inclui flamingos cor de rosa que chegam a alcançar até um metro e meio de altura.

Reservar