O Parque Nacional da Peneda-Gerês é um dos locais mais bonitos de Portugal e um verdadeiro santuário para os amantes da natureza.

O parque está situado no Norte de Portugal, na zona raiana entre Minho, Trás-os-Montes e a Galiza. É composto por montanhas imponentes, trilhos, vales, cascatas, lagoas e matas, pontes medievais, santuários, aldeias perdidas no tempo e tradições seculares.

Roteiro para visitar o Gerês: 1º Dia

Pitões das Júnias

A aldeia de Pitões das Júnias (localizada a 1100 metros de altitude) é uma das mais encantadoras do Gerês transmontano. Aproveite para dar um passeio pelas ruelas estreitas, ladeadas pelas suas típicas casas de granito.  Deixe se encantar pela saborosa gastronomia e pela simpatia das suas gentes.

Sugerimos uma visita às ruínas do Mosteiro de Santa Maria das Júnias e à cascata de Pitões das Júnias. Ambos ficam a dois quilómetros do centro do povoado. 

Ponte da Misarela

A verdade é que a sua localização isolada, no fundo de um desfiladeiro escarpado e bordejada por penedos e densa vegetação, é simplesmente idílica.

Cascata de Pincães

Para chegar à Cascata de Pincães tem de caminhar cerca de 20 minutos, após deixar o veículo na aldeia de Pincães, a cerca de 2 km de distância. Vale a pena a caminhada por ver uma das cascatas mais bonitas do Gerês e mergulhar na sua piscina natural .

Cascatas de Fecha de Barjas mais conhecida pelo nome de Cascatas do Tahiti

As Cascatas do Tahiti, formadas pelas águas do rio Arado, são uma autêntica obra-prima da natureza. Estão situadas num local recôndito e é necessário muito cuidado na difícil descida. 

Cascata do Arado

Outra cascata que merece visita é a Cascata do Arado. Para lá chegar, o melhor é deixar o carro junto ao sopé do mirador das Rocas e daí seguir a pé pelo estradão.

Miradouro da Pedra Bela

O miradouro da Pedra Bela tem uma das vistas mais deslumbrantes do Gerês.

Vila do Gerês

A Vila do Gerês marca o ponto final do primeiro dia do nosso roteiro. Recomendamos uma visita às históricas termas da vila. 

Roteiro para visitar o Gerês: 2º Dia

Mata da Albergaria

Aconselhamos uma pequena caminhada pela Geira Romana (calçada romana) para apreciar a beleza dos carvalhos seculares deste bosque. Alertamos para que no Verão o acesso de carro é condicionado à mata da Albergaria e é necessário pagar uma taxa de acesso.

Cascata do Rio Homem mais conhecida pela Cascata da Portela do Homem

A Cascata da Portela do Homem é uma das cascatas mais vistosas do parque. O seu acesso é fácil pois a fica mesmo ao lado da estrada que dá acesso à fronteira com a Espanha. Aproveite a paragem para dar um mergulho nas águas geladas do rio Homem.

Piscina natural de água quente de Torneros (Termas de Lobios)

Aproveite também para se aventurar pelo Parque Natural Baixa Limia-Serra do Xurés, em terras espanholas. Da Portela do Homem até à piscina natural de água quente, a céu aberto, de Torneros (Lobios) são apenas 8km e pode aceder à piscina gratuitamente.

Vilar de Veiga

A caminho de São Bento de Porta Aberta não deixe de parar em Vilar de Veiga para apreciar a beleza bucólica da Albufeira da Caniçada.

São Bento da Porta Aberta

O Santuário de São Bento da Porta Aberta é o segundo maior santuário de Portugal.

Barragem de Vilarinho das Furnas

A paisagem da Barragem de Vilarinho das Furnas é deslumbrante. E se o verão tiver sido bem seco e for no final da estação ou no início do outono, poderá visitar as ruínas da carismática aldeia de Vilarinho das Furnas.

Germil

Incrustada em plena Serra Amarela, a aldeia de Germil é uma das aldeias serranas mais típicas do Gerês. Esta aldeia, bordejada por socalcos e por imponentes penedos, ainda conserva o ambiente rural e vivência comunitária de outrora e é como viajar no tempo.

Roteiro para visitar o Gerês: 3º Dia

Soajo

O conjunto dos espigueiros do Soajo compõem uma eira comunitária constituída por 24 espigueiros, todos em pedra e assentes num afloramento de granito. O mais antigo data de 1782 e alguns deles ainda hoje são utilizados pela população.

Não saia desta pequena aldeia serrana, do concelho de Arcos de Valdevez, sem percorrer com calma as empedradas ruelas do seu centro histórico e sem ir conhecer o idílico Poço Negro, que fica mesmo à saída da aldeia, mesmo ao lado da estrada que liga o Soajo ao Lindoso.

Lindoso

Junto ao Castelo do Lindoso existe outra eira composta por 50 impressionantes espigueiros dos séculos XVII e XVIII, apresentando um aglomerado único no país e de rara beleza. Inteirwmente de pedra, cada exemplar apoia-se em vários pilares curtos, assentes na rocha e encimados por mós ou mesas.

Santuário da Nossa Senhora da Peneda

O Santuário da Nossa Senhora da Peneda está situado num vale recôndito e de imensa beleza. Recomendamos percorrer a extensa escadaria que dá acesso ao Santuário para apreciar as cerca de 20 capelas com as cenas da vida de Cristo.

Castro Laboreiro

A localização geográfica isolada de Castro Laboreiro terá contribuido para manter intactas muitas das suas tradições. Entre a Serra da Peneda e a Serra de Castro Laboreiro, a pequena vila do concelho de Melgaço fixou-se no planalto do mesmo nome. Destacamos como pontos de interesse para visitar, o castelo de Castro Laboreiro e as pontes românicas e medievais.

Sistelo

Uma visita ao Gerês não fica completa sem passar pela aldeia do Sistelo para apreciar os seus arrebatadores socalcos e percorrer a pé os seus passadiços.

Reservar